Há diversas acepções de terrorismo, que variam conforme o propósito das ações e o entendimento sobre o tema. Em comum, esses conceitos apresentam o uso da violência com motivação política, que os difere das ações unicamente criminosas, motivadas por lucro ou por desvios de comportamento. Essa violência se realiza no âmbito psicológico dos indivíduos e objetiva destruir o moral de suas vítimas. Seu efeito é o terror, isto é, um pavor incontrolável.
A definição mais usada é a de que se trata de um termo usado para designar um fenômeno político, de longa data, cuja finalidade é aniquilar ou atemorizar rivais mediante o uso de violência, terror e morte de pessoas inocentes.
Não há uma maneira eficiente de combater o terrorismo, pois ele é algo praticamente invisível e imperceptível, mas existe a “manutenção preventiva”, ou seja, atos com intenção de prevenir os ataques.
Um doa maiores atos terroristas da história, foi o ataque de 11 de setembro de 2001, onde se consumou o seqüestro de quatro aviões, por terroristas árabes, que levaram a colidir em diferentes pontos do EUA, as torres gêmeas, o Pentágono e o outro iria em direção a Casa Branca, mais foi derrubado pelas forças aéreas americanas.
Agora nos perguntamos, o porquê do conflito Ocidente x Oriente, e o motivo do ataque de 11 de setembro?
Os EUA é simplesmente, uma das, se não á maior potência mundial. Tudo esse poder foi adquirido em cima de interesses, o maior atualmente é o controle do Iraque, que é uma região rica em petróleo (oro negro), localização socioeconômica e geograficamente super privilegiada, mas totalmente Islâmica (religião feita pelo profeta Maomé, cujo livro sagrado é o Alcorão, onde as idéias se conflitam com a bíblia), essa religião é protegida pela Al-Qaeda (Organização fundamentalista Islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visavam supostamente, a reduzir a influência não Islâmica dobre os assuntos Islâmicos).
O Irã tem a tempos um conflito contra o Iraque por causa da perda de território em 1975, a preocupação de Bagdá com a evolução do Islamismo em seu território. Os EUA como queriam o controle do Iraque e a destruição do Islamismo, decidiram apoiar o Irã nesse conflito com a doação de armas nucleares e soldados americanos.
Com todos esses fatos citado durante o texto, podemos chegar a conclusão que os EUA foi quem começou este conflito (Ocidente x Oriente), mais tudo isso foi fundado em cima de seus interesses e falsos pretextos contra o Iraque e o atentado de 11 de setembro foi uma maneira de se vingar, e mostrar que por mais forte que seja o EUA, e os seus métodos de defesa, nenhum país é perfeito e que o Iraque, vai lutar pela sua religião (guerra santa), terra e crenças.
O FBI, juntamente com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos na maior operação já feita na história, com mais de 7000 (sete mil) agente, descobriram que os atentados de 11 de setembro foram feitos pela Al-Qaeda e Osama Bin Laden, que deram por motivos a presença dos EUA na Arábia Saudita, o apoio a Israel, e as sanções contra o Iraque.
Referências:
Referências:
Autores: Anderson Santos, Rhyan Hoff, Darlan Ataides, Lucas Berzagui